DESCRIÇÃO DO EVENTO

Arduino é uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que torna a robótica mais acessível a todos. Todos os anos as comunidades de makers e entusiastas ao redor do mundo se juntam num evento de um dia dedicado a troca e compartilhamento de ideias e projetos utilizando o Arduino, este evento ficou conhecido mundialmente como - Arduino Day. No Rio de Janeiro o Instituto HUB promoverá sua terceira edição no dia 28 de março de 2020 na Estácio Campus Nova América, com uma programação que durará o dia inteiro.

 
Submeta até dia 01 de março às 23:59 sua oficina ou projeto para exposição em: https://tinyurl.com/u45q39y

Para qualquer esclarecimento ou dúvida entrar em contato com: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
LOCAL: Estácio Campus Nova América - Rio de Janeiro, RJ 
DATA: EVENTO SUSPENSO TEMPORARIAMENTE ! ! !  NOVA DATA EM BREVE.

 

 

*******************PROGRAMAÇÃO*******************

- Mesas

 

10h - 11h - "Espaços de prototipagem e suas abordagens educacionais"

 

Alexandre Magalhães Rangel - "Da gambiarra à aprendizagem significativa"

Apaixonado por inovação, tecnologias e educação, gosta de viajar e trabalhar em projetos que ajudem na edificação de uma sociedade mais empática, sustentável e colaborativa. Possui mestrado em informática, Educação e Sociedade (UFRJ), pós-graduação em Tecnologia e Mídias Digitais (PUC-RIo_, além do curso Human-Centered Design (HPI). Por dez anos foi coordenador executivo da ONG Sociedade Digital, onde desenvolveu projetos para promoção da inclusão digital e também foi diretor do setor de TI do Instituto Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Atualmente é coordenador pedagógico pela CESAR School e atua como coordenador de tecnologia e educação do curdo técnico do Programa NAVE Rio, no Colégio Estadual José Leite Lopes.

 

Cristiane Sanches - "Experiências criativas e desafios de ensino-aprendizagem para o século 21"

Sou Mestre em Informática, Educação e Sociedade e durante nove anos atuei como Coordenadora de Projetos de Tecnologia na ONG Sociedade Digital (SOCID), onde coordenei a implantação de telecentros comunitários. Nos últimos anos tive experiências na educação formal, primeiro no C.E.S.A.R. atuando como coordenadora técnica e pedagógica do Curso de Programação de Jogos Digitais do NAVE/RJ e atualmente como Head de Tecnologia Educacional e Inovação da Escola Eleva (Botafogo e Barra da Tijuca) estabelecendo as diretrizes para uso pedagógico da tecnologia nos espaços criativos e no currículo de Creative Tech. Minhas áreas de interesse são Inovação, Tecnologia e Educação. 

 

Isaac D'Césares - "Aprendizado Significativo e a Computação Física"

Graduado em Desenvolvimento de Sistemas (UNESA), com especialização em Inovação em Engenharia de Software (MBTI-UFRJ) e Design e Implementação de Espaços Maker Educacionais (Stanford University), atua a 8 anos na área de Tecnologia Educacional da Escola Sesc de Ensino Médio, onde é educador do programa de Cultura Tecnológica, Empreendedorismo e dos Espaços Maker da Escola.

 

Esther Oliveira - Escola Eliezer Max

 

11h - 12h - Espaços de Prototipagem e aplicações em Arduino

 

Sales Bertho - FabLab Rio

Carioca, músico, mecatrônico, gestor em segurança privada, apaixonado por gente e tecnologias. Em 2017 abriu as portas de seu makerspace para compartilhar ferramentas e conhecimento com amigos e clientes, surge então o FAB LAB Rio, com uma proposta de inclusão, descoberta e colaboração. Com passagens pelas empresas: Haganá Segurança (Israelense), CNEN e INB. Projetos: Drone Inspector – Equipado com Sondas Geiger Müller para monitoração de radiação, contaminação superficial e dosimetria; e CEFET – Bio Arm – Prótese de baixo custo feito em impressora 3D.

 

Miguel Angelo - Plataforma Urbana Digital da Engenhoca (PUD - Niterói)

É aluno da Graduação de Desenho Industrial (UFF), trabalha com criatividade e prototipação a 4 anos, possui interesse em design, tecnologia e educação. Na UFF teve a oportunidade de ser monitor do Laboratório de Modelagem e Prototipagem (LMP), monitor de Modelagem Física e monitor de Computação Gráfica. Realizou estágios na Moleque de Ideias e no Espaço Maker da Escola Sesc. Hoje é designer na Moleque de Ideias e consultor em Cultura Maker na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca (PUD), sendo um dos colaboradores da Plataforma Maker.

 

Yasmin Romi - Rio Hacker Maker Space

 

- Oficinas

Será possível a inscrição em apenas uma oficina!

 

13:00 - 17:00 - "Arduino e NodeJS"

Lucas Soares

Na oficina você irá aprender a construir uma aplicação NodeJS que irá controlar o nosso arduino, dando funcionalidades incriveis. Além de mostrar como dar inicio no mundo IOT

 

Nível: Intermediário.

13:00 - 17:00 - "Luzes e cores com Arduino"

Osmar Preussler Neto

Na oficina será apresentado o Conceito de cor, luz, do sistema RGB e sua aplicação no LED RGB. Dentro da oficina serão desenvolvidos circuitos com arduino, Leds e sensores. Sem pré requisito.

 

Nível: Iniciante.

 

13:00 - 17:00  - "Eu sei usar o Arduino. E agora?"

Kaylani Bochie

O objetivo desta oficina é demonstrar o processo percorrido desde a concepção de um projeto até sua implementação utilizando a plataforma Arduino. Você aprendeu a usar o Arduino, sensores e atuadores e ainda tem dificuldade para iniciar seu projeto de pesquisa e desenvolvimento? Você teve uma ideia para uma instalação artística ou projeto final da graduação mas não sabe por onde começar? Quer entrar no mundo IoT e automatizar sua casa mas não sabe o caminho das pedras? Nós discutiremos decisões de projetos reais apresentados pelos participantes e iremos apresentar todas as etapas necessárias para a conclusão de um projeto. A sugestão de requisito para a atividade é ter alguma noção sobre o Arduino e, desejavelmente, ter alguma dúvida/ideia sobre a parte prática de um projeto.

 

Nível: Intermediário.

 

- Exposição (10h às 17h)

 

Fonte: https://www.sympla.com.br/arduino-day-rio-de-janeiro-2020__480280