Quem curte as flavours do Ubuntu como o Kubuntu, o KDE está com a versão beta do Plasma 5.18 disponível para testes no Kubuntu 19.10 através de PPA. Veja como conseguir a nova versão do Plasma.

 

Você está usando o Kubuntu 19.10 Eoan Ermine, nosso atual lançamento estável? Ou você já está executando nossas compilações de desenvolvimento da próxima 20.04 LTS Focal Fossa?

Atualmente, temos o  Plasma 5.17.90 (Plasma 5.18 Beta) disponível em nosso PPA Beta para Kubuntu 19.10.

A versão 5.18 beta também está disponível no arquivo principal do Ubuntu para a versão de desenvolvimento 20.04, e pode ser encontrada em nossas imagens ISO diárias .

Esta é uma versão do Beta Plasma, portanto, os testadores devem estar cientes de que podem existir erros e problemas.

Se você está preparado para testar, então ...

 

Para 19.10, adicione o PPA e atualize:

sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/beta && sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y


O Kubuntu faz parte da comunidade KDE , portanto, este teste beneficiará o Kubuntu e o software KDE Plasma upstream, que também é usado por muitas outras distribuições.

  • Se você acredita que pode ter encontrado um bug de empacotamento, pode usar o launchpad.net para postar um feedback de teste à equipe do Kubuntu como um bug ou dar um feedback sobre o IRC [1], o Telegram [2] ou as listas de discussão [3].
  • Se você acredita ter encontrado um bug no software subjacente, o  bugs.kde.org é o melhor local para arquivar seu relatório de erros.

Revise o comunicado de lançamento e o registro de alterações.

[Caso de teste]

* Testes gerais:
- O desktop de plasma inicia normalmente, sem regressões aparentes acima de 5.16 ou 5.17?
- Fluxo de trabalho geral - os testadores devem executar suas tarefas normais, usando os recursos do plasma que normalmente executam, e testar subsistemas comuns, como áudio, alterações nas configurações, composição, efeitos na área de trabalho, suspensão, etc.

* Testes específicos:
- Verifique o changelog:
- Identifique itens com alterações de front/user, capazes de realizar testes específicos. por exemplo, “caixa de seleção de relógio combinado em vez de tri-state para exibição de 12/24 horas.”
- Teste a funcionalidade 'fixa' ou o recurso 'novo'. 

Os testes envolvem algumas configurações técnicas, portanto, embora você não precise ser um usuário K/Ubuntu altamente avançado, é aconselhável ter proficiência no gerenciamento de pacotes baseado em apt.

O teste é muito importante para a qualidade do pacote e do lançamento dos desenvolvedores do Ubuntu e Kubuntu.

Precisamos da sua ajuda para obter esta importante versão beta em forma para o Kubuntu e a comunidade KDE como um todo.

Obrigado!

Por favor, veja nossp canal IRC do Kubuntu-devel ou no grupo Telegram se precisar de esclarecimentos sobre qualquer uma das etapas a seguir.

[1] - irc: //irc.freenode.net/kubuntu-devel
[2] - https://t.me/kubuntu_support
[3] - https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/kubuntu- desenvolver

 

Fonte: https://kubuntu.org/news/plasma-5-18-lts-beta-5-17-90-available-for-testing/