Em um movimento surpreendente, Linus Torvalds está dando um tempo do seu trabalho no kernel Linux para tratar de seu comportamento. O desenvolvedor, que já está há mais de 30 anos à frente do desenvolvimento do kernel, é conhecido por tratar seus colegas com extremas rispidez e falta de educação. De acordo com seu post na LKML,

"Eu preciso mudar alguns dos meus comportamentos, e eu quero me desculpar com as pessoas que o meu comportamento pessoal machucou e, possivelmente, afastou inteiramente do desenvolvimento do kernel"

Torvalds mostrando o dedo médio

Torvalds ainda sugeriu escrever um filtro de e-mail que suprimisse os palavrões e termos ofensivos em suas mensagens públicas à lista. Essa inesperada decisão vem ao encontro do lançamento de um código de conduta para desenvolvedores do kernel open source. Enquanto muitos acreditam que o CoC vá trazer melhorias nas relações interpessoais dos desenvolvedores, outros acreditam que ele seja um plano dos SJW para que eles dominem o desenvolvimento, que ele esteja sendo pressionado por alguém (executivo de empresas que patrocinam o desenvolvimento do kernel) e outros - inclusive alguns editores desse site - acreditam que Linus está errado em tomar essa decisão devido à meritocracia - isto é, a forma de ele conduzir o desenvolvimento do kernel pode ser reprovável para muitos, mas funcionou durante esse tempo todo, portanto Linus teria um direito de ser mal-educado com quem ele quisesse, inclusive sugerindo que pessoas que escrevem código ruim deveriam ter sido abortadas.

Em uma atitude similar, na última semana os desenvolvedores do Python removeram a terminologia Master/Slave da linguagem de programação.

E você, acredita que o desenvolvimento open source esteja sendo dominado por uma onda de politicamente correto? Você trabalharia em um grande projeto, mas com ambiente hostil?

Fontes: ZDNet, Phoronix, LKML.

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Alexander Larsson, o desenvolvedor líder e criador do sistema de empacotamento Flatpack, anunciou que o software funciona no Windows Subsystem for Linux. Ele anunciou o desenvolvimento via Twitter, mas não forneceu maiores detalhes, tais como como obtê-lo e configurá-lo por si mesmo. No entanto, ele disse que o sistema precisou de "gambiarras hacker" e que, devido às restrições do WSL, o sandboxing está "um pouco limitado".

Fonte: NeoWin.

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Durante a European Open-Source Firmware Conference que está ocorrendo nesta semana em Erlangen, a Intel anunciou o projeto "Slimbootloader" (também na grafia Slim Bootloader) e este projeto é bastante promissor.

O Slim Bootloader é uma implementação EFI baseada no Coreboot licenciado na BSD de duas cláusulas. É uma solução de firmware de inicialização projetada para ser segura, leve e otimizada. É teoricamente pequena, extensível, rápida e suporta múltiplos sistemas operacionais, tendo também a funcionalidade de atualização similar as implementações de UEFI.

Antes que a empolgação tome conta, este projeto tem foco nas plataformas Apollo Lake e não está claro se a Intel deseja fazer o backport desta tecnologia para outras gerações de hardware.

Buscando por informações na internet, as páginas de documentação e fontes estão disponíveis para todos.

Fonte: Phoronix

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É com orgulho que anunciamos o evento do Tchelinux que ocorrerá no dia 1º de Dezembro de 2018 na Faculdade SENAC em Porto Alegre:
 
  https://poa.tchelinux.org/

A chamada de trabalhos está aberta e propostas de palestras podem ser enviadas até o dia 13 de Outubro através do formulário abaixo:

  https://goo.gl/forms/oUT9TXR4Yf1osjUQ2

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Que a Microsoft quer que você use o navegador Edge no Windows 10 não é novidade mas, agora, a empresa foi longe demais. Se você procurar por "Chrome" ou "Firefox" usando o Bing, motor de busca padrão do Edge, você será presenteado com um gigantesco banner lhe informando que "O Microsoft Edge é o browser mais rápido e seguro no Windows 10 e já está instalado no seu computador". Quatro caixas abaixo lhe mostram como o Edge lhe permite navegar mais e mais rápido e oferece proteção e assistência embutidas.

Agora a Microsoft foi longe demais.

Não satisfeita, a partir de agora, quando você instalar o Firefox ou o Chrome no Windows, o sistema irá interceptar a instalaçãoexibir uma janela pop-up com o mesmo texto sobre como o navegador é mais rápido e seguro. Ela, então, lhe dá um botão azul, para que você abra o navegador Edge, ou um cinza, que lhe permite instalar o browser que você quer. E o pior é que essa janela vai continuar aparecendo, a menos que você vá nas configurações do sistema e mande o Windows parar de oferecer "recomendações de aplicativos".

Fontes: Slashdot, BetaNews, Techdows e Twitter.

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Links da Semana:

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O commit é bastante sucinto e possui 103 inserções e 67 remoções de linhas de código: gcc 8 se tornou o compilador padrão do DragonflyBSD. Possivelmente foi considerado estável por Matt, e os ajustes finais foram feitos para torná-lo padrão.

Compiladores antigos não serão reconstruidos durante um build world, a não ser que o parâmetro WORLD_ALTCOMPILER=all seja configurado.

Fonte: lists.dragonflybsd.org

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Citando a Fonte:

GNOME 3.30 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Essa versão contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 24845 alterações, feitas por aproximadamente 801 colaboradores.

O GNOME 3.30 recebeu o nome de "Almería" em reconhecimento à equipe de organização da GUADEC deste ano. GUADEC é a principal conferência anual do GNOME e é possível apenas graças ao trabalho fantástico dos voluntários locais. O evento deste ano ocorreu em Almeria, Espanha, e foi um grande sucesso. Obrigado, Equipe de Almeria!

 

Esta versão tem melhorias nos seguintes aspectos do Gnome:

  • Desempenho
  • Compartilhamento de telas
  • Software de programas atualiza Flatpaks automaticamente
  • Modo leitura no navegador "Web"
  • Gerenciador de máquinas virtuais "Boxes" ganhou suporte ao RDP para VMs Windows
  • Melhorias nos seguintes aspectos do "Jogos", assistente de emulação:
    • Mapeamento de teclado para controlador de jogos
    • Desempenho na busca de metadados
    • 4 núcleos de emulação adicionados como Flatpaks
  • Software de Podcasts

Mais detalhes no link abaixo.

Fonte: Introdução ao GNOME 3.30: "Almería"

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Olá.

Tomei a iniciativa de criar um tipo de postagem baseado no Lazy Reading e no In Other BSDs do Justin Sherrill, membro do projeto DragonFly BSD.

A ideia é compilar links de matérias interessantes da última semana e implementações ou leituras técnicas de todos os BSDs, e que obviamente não estão nestas fontes de notícias citadas anteriormente e possuem instruções detalhadas que não precisam ser traduzidas pelo leitor, ou causariam alguma perda do sentido original e do conhecimento que tal matérias trazem.

Em nenhum momento desejamos "botar no mesmo balaio/balde" os sistemas operacionais da família BSD. Nossa intenção é a melhor delas que é canalizar e divulgar conhecimento.

Links da semana:

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Saiu uma nova versão da DXVK, a camada de tradução de API Direct3D 10/11 para Vulkan que é utilizada por um número crescente de jogadores que utilizam o Wine, e agora é um produto embutido e financiado pela Valve através da Steam Play Proton.

A versão 0.71 do DXVK foi lançada neste final de semana e é a primeira desde que a Valve anunciou que jogos de Windows rodariam no Linux através da Steam Play. Na 0.71 há novos configuráveis para ajustar o máximo de memória exposta por um dispositivo e o máximo de memória compartilhada para corrigir problemas com alguns jogos que utilizam muita vRAM (aparentemente, problemas acontecem com jogos que utilizam 4GB+ de memória de vídeo). Outro configurável é a variável de ambiente DXVK_FILTER_DEVICE_NAME que força a utilização de um dispositivo Vulkan específico constante do comando vulkaninfo ou em arquivos de log.

Esta atualização também dá andamento na tarefa contínua de reduzir o consumo de recursos de CPU durante as traduções de D3D10/D3D11 para Vulkan, e corrige alguns problemas menores.

Correções para os jogos Crysis, World of Tanks, TressFX 4.0 e outros Direct3D 10 foram também implementadas. Mais detalhes no GitHub do projeto.

Fonte: Phoronix

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