linux-BR.org

Notícias de software livre e tecnologias

Vindo diretamente do grupo do FUG-BR no Telegram:

Bom dia pessoal,

Estamos precisando de voluntários para ajudar na atualização da documentação em pt_BR do FreeBSD, o último esforço de tradução aconteceu entre Jun/2018 e Abr/2019, mês em que apresentamos a proposta do novo framework de trabalho na BSDCAN 2019 em Ottawa, no Canadá.

Apesar de contarmos com uma versão em português de praticamente todos os documentos, poucos deles foram atualizados ao longo destes últimos 5 anos.

Neste período muita coisa mudou, não apenas em relação a atualização e criação de novos conteúdos, mas também no toolset de “renderização” da documentação, que na época do último ciclo de atividade aqui do nosso grupo ainda usava arquivos XML, e atualmente a documentação é escrita usando uma linguagem muito mais simples que é o Markdown. As mudanças foram tantas que temos até um representante brasileiro no doceng😎, @dbaio parabéns e muito obrigado por tudo que fez e que continua fazendo pelo FreeBSD 👏👏

Ate mesmo a ferramenta que usamos na redefinição do novo framework de tradução mudou de Zanata para Weblate 😅

Como podem imaginar a atualização dos arquivos .po que traduzimos na era da marcação XML para a nova marcação em Markdown não tem como ser feita de forma automática.

Isso significa que a ressincronização do conteúdo demanda um esforço muito semelhante ao que foi necessário na tradução inicial.

Nos últimos 2 dias peguei alguns documentos para ressincronizar e digo isso por experiência própria.

Algumas blocos dos documentos foi mais rápido traduzir novamente do que analisar o que mudou para corrigir o conteúdo que já estava traduzido, até mesmo porque o weblate não reconheceu a maior parte dos blocos de texto que já estavam traduzidos e os mesmos estão “vazios” na área de trabalho.

Enfim, long story short, pela 4.a vez em 27 anos vou iniciar um esforço de tradução, para ressincronizar a documentação.

É um trabalho que deve levar alguns meses (como das outras vezes), mas que se for feito em grupo fica muito mais fácil 🙂

Como fiz nas outras vezes eu gostaria de convidá-los a contribuir como puderem, nem que seja com apenas 5 a 10 minutos do dia de vocês.

Apesar de eu não usar o FreeBSD no meu dia a dia já a muitos anos, devo ao aprendizado que tive com ele muito do que conquistei profissionalmente, se hoje trabalho com tecnologia foi graças ao que aprendi com ele.

Se o FreeBSD já te ajudou (ou ajuda) no seu dia a dia, contribuir com a documentação é uma excelente forma de retribuir 🙏

Posso contar com vocês?

Abs

Brandi