linux-BR.org

Notícias de software livre e tecnologias

Não conseguindo entregar um telefone 100% Software Livre / Sistema Libre, o smartphone Librem 5 terá um processador secundário para lidar com os blobs binários necessários para a inicialização e para mantê-los longe do bootloader u-Boot e do kernel Linux.

O problema aqui é que para tornar o Librem 5 tão aberto quanto possível alguma atitude precisava ser tomada com as firmwares necessárias para o processo de treinamento da DDR4. Não sendo muito realista a possibilidade da reescrita de firmwares para o DDR4 PHY training, a Purism está planejando o armazenamento destes blobs binários em um processador secundário. Desta forma, eles podem aplicar esta exclusão com a Free Software Foundation enquanto ainda conseguem o selo “Respects Your Freedom” tendo os blobs necessários para o funcionamento.

O SoC i.MX8 tem uma CPU com núcleos Cortex-A53 e um núcleo ARM M4. Enquanto os núcleos do A53 estão envolvidos com o Linux e u-Boot no processo de inicialização o M4 faz a parte do treinamento de memória. Desta forma, o processador A53 permanece “limpo” para os padrões da FSF.

Maiores detalhes sobre o Librem 5 e como eles estão lidando com as firmwares proprietárias no blog Purism.

Fonte: Phoronix