A Oracle publicou um anúncio interessante e dobrou suas intenções de manter o Oracle Linux compatível com o Red Hat Enterprise Linux após o controverso anúncio da Red Hat no mês passado. Hoje é outra resposta muito interessante para a mudança recente da Red Hat, desta vez do pessoal do SUSE Linux.
A SUSE anunciou que vai bifurcar o RHEL:
“Hoje, a SUSE, empresa por trás do Rancher, NeuVector e SUSE Linux Enterprise (SLE) e líder global em soluções de código aberto corporativos, anunciou que está disponibilizando publicamente a Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e desenvolverá e manterá uma distribuição compatível com RHEL disponível para todos sem restrições. Nos próximos anos, a SUSE planeja investir mais de US$ 10 milhões neste projeto.”
O anúncio da SUSE diz que eles permanecem totalmente comprometidos com o SUSE Linux Enterprise e o openSUSE, reconhecendo que empresas e comunidades de código aberto merecem escolha e liberdade do bloqueio de fornecedores.
A SUSE planeja contribuir com seu projeto RHEL-forked para uma fundação de código aberto e garantir acesso contínuo e gratuito a esse código-fonte alternativo.