Uma das controvérsias contínuas de administração de sistemas no Linux é que há um esforço contínuo para tornar obsoletos os antigos comandos de diagnóstico e administração de rede padrão Unix, de ifconfig, netstat e similares, e substituí-los por novas coisas específicas do Linux, como ss e suite ip. Sysadmins antigos são geralmente mal-humorados com relação a isso; eles consideram isso como mais um sinal da atitude do Linux de “não ser inventado aqui”, que vê o Linux quebrando as normas Unix bem estabelecidas para seguir seu próprio caminho. Há duas razões para isso, uma ostensiva e outra sutil.
O problema ostensivo é que o código atual para netstat, ifconfig e assim por diante opera de maneira ineficiente, lendo vários arquivos em /proc, e fazer isso não é a coisa mais eficiente do mundo. Comandos modernos como ss e ip usam sockets netlink do Linux, que são muito mais eficientes. Em teoria, netstat, ifconfig e outros poderiam ser reescritos para usar o netlink também; na prática, isso não parece ter acontecido e pode haver questões políticas envolvendo diferentes grupos de desenvolvedores com diferentes opiniões sobre qual caminho seguir.
No entanto, a questão mais profunda é a interface que netstat, ifconfig e outros apresentam aos usuários. Na prática, esses comandos são capturados entre dois mestres. Por um lado, a informação que as ferramentas apresentam e as questões que nos permitem perguntar estão profundamente interligadas com o funcionamento do próprio kernel, e, em geral, as ferramentas supostamente devem relatar a realidade do kernel. Por outro lado, os usuários esperam que netstat, ifconfig e assim por diante tenham sua interface tradicional (em termos de saída, argumentos de linha de comando e assim por diante); qualquer número de scripts e ferramentas tira proveito da saída do ifconfig, por exemplo. Como o kernel do Linux mudou como ele faz networking, isso apresentou coisas como ifconfig com um conflito profundo; sua saída tradicional não é mais necessariamente uma representação precisa da realidade.
Fonte da fonte: https://utcc.utoronto.ca/~cks/space/blog/linux/ReplacingNetstatNotBad