Um novo recurso que não recebeu muita atenção na mais recente atualização do Windows 10 é motivo de comemoração para os desenvolvedores. O Bloco de Notas, editor de textos simples presente desde a versão 1.0 do sistema, recebeu uma correção e, agora, consegue reconhecer corretamente as quebras de linha de arquivos gerados no Linux, Unix e Mac OS clássico.
Acontece que, nos sistemas Unix-Like, a quebra de linha é representada pelo caractere especial LF (\n, 0x0a) e, no Mac OS clássico, pelo caractere CR (\r, 0x0d). As versões mais recentes do macOS utilizam LF.
No entanto, a quebra de linha padrão do Windows é ambos os caracteres CR e LF, em sequência. Isso faz com que os textos criados no Windows sejam exibidos corretamente em outros sistemas, mas arquivos texto criados em sistemas Linux ou Mac sejam exibidos como um único bloco contínuo de texto, sem quebras de linhas. Agora, esse problema está finalmente resolvido.
Algumas pessoas acreditam que o principal motivo para esta mudança seja a integração do subsistema Linux nativo no sistema operacional. Vale notar, porém, que o Notepad continuará utilizando CRLF como seu caractere padrão. O novo comportamento poderá ser revertido por uma chave no registro.
Nota 1: existem alguns editores de texto para Windows com mais recursos que tratam corretamente as quebras de linha, como o Notepad++, que é livre.
Nota 2: Aqui está uma explicação técnica do porquê o Windows usar CRLF. A origem predata até mesmo a existência dos computadores modernos e permitia que um arquivo texto pudesse ser enviado diretamente para a impressora, no tempo do MS-DOS.
Fonte da fonte: http://www.theregister.co.uk/2018/05/08/windows_notepad_unix_linux_macos/