Uma das grandes vantagens do software de código aberto é a possibilidade de poder contribuir diretamente com o projeto de inúmeras maneiras, sem a necessidade de habilidades de programador para isso, outra possibilidade é a criação de projetos a partir dele. Claro que a contribuição vai além do desenvolvimento do software, temos a tradução, a divulgação, a documentação, enfim uma infinidade de maneiras de contribuir com o projeto, com isso temos o benefício de um software de qualidade e aberto para o usuário.
O que aconteceria se o mundo da segurança cibernética fosse democratizado da mesma forma que o desenvolvimento de software foi democratizado pelo código aberto?
E se aplicássemos os mesmos princípios de democratização e acesso gratuito à segurança cibernética? Em outras palavras, e se alguém pudesse contribuir com iniciativas de segurança e ajudar a construir uma cultura de segurança cibernética sem exigir acesso privilegiado ou conhecimento especializado?
Para explorar essas questões, vale a pena considerar a maneira como o código aberto democratizou o desenvolvimento de software e compará-lo com o potencial que podemos realizar ao democratizar a segurança.
Embora a conexão entre software de código aberto e segurança democratizada vá tão longe, pensar por esse ângulo sugere uma nova abordagem para resolver os desafios de segurança cibernética que se tornaram tão intratáveis para as empresas modernas.
Leia mais sobre esse assunto na publicação original “Open Source Democratized Software. Now Let’s Democratize Security“, e você qual a sua opinião sobre isso?
Fonte: https://thenewstack.io/open-source-democratized-software-now-lets-democratize-security/