O que é Docker Compose?

O Compose é uma ferramenta para definir e executar aplicativos Docker de vários contêineres. Com o Compose, você usa um arquivo de composição para configurar os serviços do seu aplicativo. Em seguida, usando um único comando, você cria e inicia todos os serviços da sua configuração.

Foi anunciado recentemente no Blog da Docker o Compose Specification com código aberto:

 

“A Docker tem o prazer de anunciar que criamos uma nova comunidade aberta para desenvolver o Compose Specification. Essa nova comunidade será administrada com governança aberta, com a participação de todas as partes interessadas, permitindo que juntos criemos um novo padrão para definir aplicativos de vários contêineres que podem ser executados do desktop para a nuvem.”

 

“A Docker está trabalhando com a Amazon Web Services (AWS), Microsoft e outras pessoas da comunidade de código aberto para estender o Compose Specification para oferecer suporte mais flexível a plataformas nativas da nuvem como Kubernetes e Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS), além das plataformas Compose existentes. A abertura do Specification permitirá que a inovação floresça e ofereça mais opções aos desenvolvedores, acelerando a maneira como as equipes de desenvolvimento criam e enviam aplicativos.”

 

O Compose Specification está disponível no GitHub, o rascunho do Compose Specification está disponível em um formulário inicial no GitHub e está aceitando contribuições por meio de pull requests.

 

Fontes:

https://www.docker.com/blog/announcing-the-compose-specification/

https://github.com/docker/awesome-compose

https://www.compose-spec.io/