Joshua Stein é um usuário OpenBSD que bota a mão na massa. O seu notebook Huawei Matebook X possuía um sério problema com o som: Só tocava do lado esquerdo.

Além disto, os drivers padrão de áudio de qualquer SO(Windows, Linux, OpenBSD...) tinham este comportamento que só era resolvido com a instalação do driver proprietário Realtek Dobly Atmos, disponível apenas para o Windows.

Resultado: Joshua instalou o Linux neste notebook, habilitou o VFIO e combinado com a habilidade de tracing do QEMU, subiu uma VM Windows com o PCI_ID deste dispositivo de som dedicado para VM. Desta forma a investigação poderia ser feita "de fora para dentro", analisando como o barramento PCI conversava com o Windows e o driver de som proprietário.

Após uma semana de engenha reversa, Joshua fez as adequações necessárias no OpenBSD para obter o som de forma correta utilizando o módulo azalia(4), e abriu um bugfix no bugzilla do Kernel Linux relatando sua experiência na esperança de que estes patches também atinjam o hda_sound do pinguim.

Fonte: OpenBSD in Stereo with Linux VFIO