Nota do tradutor: Essa era a notícia que faltava neste ano para os odiadores/amantes do systemd ampliarem suas tretas 🙂 . Lembre sempre agora amiguinho, cada hit seu no like é uma oração para o Deus/Satã systemd, mmmuaaahahahahahahahahahahahaahahah
Na última semana ocorreu a conferência All Systems Go! em Berlin e Davide Cavalca comentou sobre a utilização do systemd pelo Facebook em 2018 e como ela foi expandida desde o último ano.
Em termos simples, digamos que o Facebook ama o systemd. Ele utiliza suas funcionalidades diariamente dentro dos seus data centers. Algumas das notas que merecem destaque incluem:
- O Facebook tem o systemd como seu carro chefe por no mínimo os últimos 2 anos.
- O Facebook está utilizando CentOS 7 em todos os hosts para criação de containers.
- Mesmo utilizando o CentOS 7, o Facebook faz o backport de vários pacotes incluindo novas atualizações do systemd, Meson, dependências, e é claro versões recentes do kernel Linux.
- O Facebook está trabalhando no “pystemd“, um wrapper Python (Cython) para conversação entre os compontentes systemd+dbus+python de forma transparente
- O Facebook também está desenvolvendo o “systemdmon”, um daemon que se alimenta de métricas do systemd que são utilizadas para o monitoramento de sistemas.
O vídeo da apresentação completa está disponível em media.ccc.de.
Fonte: Phoronix.