FCP 101: Descontinuação e remoção de módulos Ethernet 10/100
A descontinuação de tais dispositivos deverá ocorrer antes do FreeBSD 13.
O problema
Cada dispositivo de rede cria “atrasos” na tentativa de melhorar a pilha de redes ou na criação de novas funcionalidades como por exemplo expansão da compatibilidade 32-bit. Por exemplo, o autor precisou editar cada driver de placa de rede ao mínimo uma vez no último ano para atualizar interfaces de gerenciamento das mesmas (ioctl
). Esta situação pode ser melhorada com a conversão de tais drivers para a iflib, mas cada módulo exige trabalho adicional.
Dispositivos 10 e 100 megabit são altamente irrelevantes hoje em dia e há um número significativo deles na árvore dos fontes. Os que não são utilizados ou os que o estado de funcionamento é desconhecido serão removidos para reduzir a carga de desenvolvimento.
Durante a última década, a maioria dos sistemas (incluindo pequenos embarcados) tem saído de fábrica com interfaces Gigabit Ethernet e máquinas virtuais comumente emulam interfaces gigabit. Suporte a dispositivos físicos e virtuais populares será obviamente mantido enquanto hardwares incomuns terão o suporte removido. Com algumas exceções, tais drivers provavelmente não estarão mais em uso pela base de usuários do FreeBSD no momento em que a versão 12 virar obsoleta (aproximadamente em 2024).
Dispositivos que serão removidos: ae, bfe, bm, cs, de, dme, ed, ep, ex, fe, pcn, sf, smc, sn, ste, tl, tx, txp, vx, wb, xe
Dispositivos que serão mantidos: dc, fxp, hme, le, rl, sis, vr, vte, xl
Para maiores detalhes de como a transição será feita, acompanhe o link de referência abaixo.
Fonte: FCP 101: Deprecation and removal of 10/100 Ethernet drivers