Joshua Stein, um dos desenvolvedores do OpenBSD, compartilhou, em sua página pessoal, os procedimentos que realizou para instalar o OpenBSD no Surface Go, tablet híbrido desenvolvido pela Microsoft.

O artigo começa descrevendo o hardware do computador e segue com os passos da instalação, que se dá via disco USB (pendrive). Para isso, é necessário entrar no menu de BIOS/UEFI do dispositivo pressionando o botão de aumentar volume, seguido do botão Power e soltando o botão de volume. No menu, é preciso desabilitar o secure boot e configurar o pendrive com a maior prioridade de boot possível. A seguir, grava-se a imagem install64.fs para o disco USB e prossegue-se ao boot.

Segundo o autor, a partição de recuperação do Windows pode ser excluída sem maiores problemas. No entanto, após a instalação ser concluída, antes de reiniciar o computador é necessário excluir a pasta /EFI/Microsoft, a fim de evitar que o sistema entre automaticamente no ambiente de recuperação.

Uma vez instalado, a maioria dos sensores e dos periféricos funciona, exceto o sensor de luz ambiente, bluetooth, câmeras, giroscópio e a internet wireless.

O Surface Go não está disponível no Brasil. Na loja da Microsoft dos EUA, ele pode ser comprado a partir de US$ 399 (R$ 1617,98 em conversão direta).