Notícia importante para os usuários do navegador Firefox: a partir do começo de Outubro, várias extensões (add-ons) antigos serão removidos do portal de instalação mantido pela fundação. A mudança se deve a atualizações no núcleo do Firefox.

A antiga API, baseada em XUL, foi substituída por um sistema baseado na WebExtensions API, compatível com o Chrome, em Novembro de 2.017. As extensões antigas deixaram de funcionar no Firefox 57, mas ainda eram suportadas na versão ESR 52 do navegador, cujo suporte terminará no próximo dia 5 de Setembro.

Com isso, a partir do dia 6 de Setembro, extensões baseadas em XUL não serão mais aceitas no portal addons.mozilla.org e as extensões atualmente presentes serão desabilitadas no início de Outubro. Com isso, os usuários não mais conseguirão encontrá-las. A única forma de reviver as extensões antigas será se seus desenvolvedores originais as portarem para a nova WebExtensions API. Neste caso, as extensões instaladas serão atualizadas automaticamente para a nova versão  e elas continuarão aparecendo na galeria.

Fonte: BleepingComputer e Slashdot.