Muita novidade está surgindo com o lançamento das novas versões do Kernel Linux e com a versão 5.6 que terá suporte inicial ao USB4, os dispositivos USB4 que devem chegar este ano, com maior disponibilidade provável no início de 2021. Como foi divulgado na Phoronix (29), 

"Estávamos esperando USB4 no Linux 5.6 e, de fato, aconteceu. Foi apenas em setembro passado que a especificação USB4 foi publicada, mas permitir que essa ativação do kernel Linux ocorra rapidamente é que ela se baseia no Thunderbolt 3. Essa ativação USB4 para o kernel Linux se baseia em grande parte no código existente do Thunderbolt Linux.

A grande equipe de código aberto da Intel conseguiu preparar o código USB4 inicial para o Linux 5.6. Este suporte USB4 também muda as opções do Kconfig para o esquema de nomeação USB4 do Thunderbolt."

 

 

Fontes:
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=USB4-Hits-Linux-5.6
http://lkml.iu.edu/hypermail/linux/kernel/2001.3/05298.html

Veja mais:

Além do suporte a USB4 no Linux 5.6, outros trabalhos sobre USB/Thunderbolt incluem suporte para dispositivos separados de modo alternativo DisplayPort no código Tipo C, a capacidade de lidar com eventos de ativação USB de dispositivos USB no modo S2 (USB Wake-On), muitos NVIDIA Atualizações do Tegra USB, suporte para o controlador MediaTek MUSB, suporte para túneis USB 3.x no Thunderbolt e várias outras melhorias no suporte USB.

A lista completa de mudanças no USB para Linux 5.6 através desta solicitação pull, que foi mesclada à linha principal.