Imprimir

 

Em tempos de privacidade e segurança na Web, todos nós nos preocupamos no mínimo com a segurança para nenhum estranho bisbilhotar nossas conversas privadas, redes sociais, e-mail entre vários de muitos serviços que usamos na web.

Muitos já devem conhecer e até fazer uso a muito tempo da segurança de dois fatores oferecidos pelas principais plataformas digitas, embora muitos ignorem essa opção a mais de segurança, o que não aconselho, ela está lá para te ajudar a ser mais seguro com seus dados na web.

O Google acaba de anunciar o lançamento do OpenSK, uma iniciativa de código aberto:

 

"Atualmente, a segurança de dois fatores é um requisito básico se você deseja levar a sério suas responsabilidades digitais, mas alguns hardwares não possuem o tipo de documentação pública que alguns defensores da privacidade consideram realmente necessária para fornecer a segurança ideal. Os entusiastas do código aberto ficarão felizes em saber que o Google acaba de anunciar o lançamento do OpenSK, uma implementação de código aberto para chaves de segurança, suportando o FIDO U2F e o FIDO2.

Você ainda não pode comprar um produto com o OpenSK do Google. Esta versão experimental, explicitamente experimental, é compatível apenas com um único hardware de referência no momento: o dongle nórdico de chips (para o qual o projeto fornece um gabinete que pode ser impresso em 3d). Porém, com essa plataforma de software e hardware de referência, o Google e os desenvolvedores/pesquisadores de segurança participantes podem criar algo novo com os benefícios da segurança de código aberto."

 

Veja mais em: https://youtu.be/klEozvpw0xg

 

"Ao abrir o OpenSK como uma plataforma de pesquisa, nossa esperança é que ele seja usado por pesquisadores, fabricantes de chaves de segurança 
e entusiastas para ajudar a desenvolver recursos inovadores e acelerar a adoção de chaves de segurança."

Os interessados ​​em aprender mais podem entrar no repositório GitHub e ver como tudo funciona.

 

Fontes:
https://www.androidpolice.com/2020/01/30/google-releases-open-source-2fa-security-key-platform/

https://github.com/google/OpenSK